Organização - Como organizo meu fichário


Olá pessoas lindas, tudo bom?  Hoje vim mostrar a vocês como me organizo na faculdade através do meu fichário. Fichário é algo meio controverso porque requer mais atenção do que um caderno, para não rasgar as folhas e não se perder entre as folhas, divisórias, as vezes é mais volumoso e pesado. 

Para mim o fichário é bem mais prático. Já tinha usado o ensino médio, durante alguns anos, e na faculdade comecei a usar no segundo semestre desse ano (2017). Meus 3 primeiros semestres usei cadernos porque via muitos vídeos e blogs comentando que o caderno era melhor e também porque o meu curso não era preciso anotar tanta coisa, logo conseguiria me organizar com o caderno. Me bateu vontade e decidi experimentar esse semestre e estou amando. Consigo me organizar e ter um trabalho menor. 


Eu to na vibe "quanto menos enfeite e mais barato, melhor". Comprei um fichário personalizável de documentos branco. com um toquezinho de criatividade ja tava o suficiente para mim. Juntei algumas imagens e uma frase, imprimi em uma folha A4 e coloquei no compartimento do fichário. Na contra-capa só imprimi a textura com os quadradinhos e fiz o mesmo. 



Abrindo, no lado esquerdo tem um porta-papel que eu guardo esse conjunto de Post its e um espelho adesivo e no lado direito, um porta-papel transparente que guardo trabalhos, papeis aleatórios.


Também coloco o planejamento mensal de cada mês, para não correr o risco de esquecer algo importante e anotar algumas coisas.


Por ser mais prático, consigo também organizar outras coisas, como meu blog, minhas anotações da editora, o que tenho que fazer.



As divisórias do meu fichário eu montei. Peguei a temática de cactos, a mesma da capa, e procurei estampas em diferentes cores. Imprimi num papel mais grossinho e furei e pronto, ficou tao lindinho e diferente.



Organizo minhas disciplinas com cores específicas. As cores das divisórias foram escolhidas com base nas cores de marca texto que tinha. De colorido mesmo eu só uso os marca textos para marcar aulas, conteúdos importantes. Uso canetas azul, preta e vermelha para escrever os conteúdos e organizo de forma que não fique uma coisa muito junta e que fique algo notório, caso procure algo específico. Coloco algumas Post Its no verso na divisória para colocar informações anotações importantes, como e-mail, trabalhos. 



Uma coisa que é legal também é que pego algumas folhas de cadernos antigos, que tem bastante, e furo. Você gasta bem menos e pode brincar de diversas formas, usando folhas de um caderno em uma matéria, de outro caderno em outra matéria; pode usar folhas de ofício. Eu não gosto de  misturar muito, preferi usar só uma, daquelas básicas mesmo.


Corto em um tamanho padrão e menor a decoração de algumas folhas de caderno velho , furo e uso para escrever meus estudos independentes. Uso da técnica para fazer uma diferença maior entre o que foi dado e o que tirei de outras referencias, de livros. 


Sendo sincera, consigo me organizar, mas não no mesmo dia que algum professor passa um conteúdo. Prefiro prestar atenção, fazer algumas anotações em um pedaço de papel e depois passo para o fichário, o que muitas pessoas preferem fazer. Mas isso acaba sendo bom, porque a organização é maior (não sai muito garrancho, kkk) e você evita de anotar coisas repetidas, você pode resumir mais. Outra vantagem que tenho é que eu posso ficar na ordem dos conteúdos dados, mesmo não tido acompanhado, escrito alguns, já que posso adicionar folhas onde quiser.


Sem dúvidas, para mim, usar fichário ta sendo uma experiencia boa. Consigo organizar várias coisas ao mesmo tempo, em um lugar só. E o melhor, depois dos semestres posso guardar todo o material que eu usei em alguma pasta e utiliza-lo novamente.

Então é isso pessoas, espero que tenha ajudado vocês. Caso você nunca tenha utilizado fichário na vida, é bom experimentar, não garanto satisfação. mas pesquise e julgue se o fichário atende suas expectativas. E você que tem uma experiencia com fichário, deixe um comentário aqui para ajudar também as pessoas que tem interesse. Comentem também o que acharam, fiz esse post com muito carinho , e sugestões, foi através de uma delas que to postando isso para vocês. Beijão e fiquem com Deus.

0 Comments